Este primeiro volume da coleção inicia-se apresentando diversos exemplos de obras de nossa literatura onde predomina a Descrição Objetiva. Depois, outros exemplos literários e até da música popular brasileira vão mostrar a Descrição Subjetiva e suas principais diferenças da Objetiva, terminando com criativas sugestões de atividades que vão reforçar os conceitos apresentados neste vídeo.
Após mostrar o fascínio que as histórias sempre exerceram no imaginário do ser humano, este vídeo inicia-se mostrando a prosa na escrita, dando ênfase no foco narrativo. É apresentado o narrador-personagem ou narrador de primeira pessoa, e suas diferenças com o narrador-observador ouna terceira pessoa. Apresentam-se os personagens e suas classificações em central ou protagonista, secundários ou periféricos, e antagonistas. É analisado o enredo e suas divisões, além das descrições das características físicas e psicológicas dos personagens, bem como as diferenças entre discurso direto e indireto
Após apresentar a dissertação como sendo essencialmente argumentação, este vídeo vai descrever o texto dissertativo como temático, fornecendo diversas dicas preciosas para que o autor desenvolva sua dissertação sem cair nos erros mais comuns, seguindo a estrutura seqüencial de introdução, desenvolvimento e conclusão, e procurando garantir a clareza e objetividade do texto, assim como a coesão e a coerência, utilizando-se sempre de exemplos de autores consagrados.
Depois de apresentar um pequeno histórico de como nasceu o jornal e qual o seu papel na sociedade de hoje, este vídeo vai enfocar a notícia que se utiliza da palavra escrita como forma de comunicação. Vamos entender como são feitos os jornais, sua composição e terminologias, seus cadernos e suplementos, além das técnicas de reportagem, da crônica e da crítica jornalística, sempre baseado em exemplos retirados de veículos de grande circulação e com diversas sugestões de exercícios.
“Quem não se comunica, se trumbica”, já dizia um grande comunicador. Assim, vamos analisar a evolução da linguagem publicitária no decorrer dos tempos e a mudança nas formas de se comunicar. Vamos entender o que é a mensagem, e também quem é o emissor, o meio e o receptor, além do código através do qual esta mensagem é transmitida, destacando o “slogan” e as técnicas da redação publicitária, sempre baseado em diversos exemplos do cotidiano