Conceitos de Arte e Literatura. Trechos de alguns escritos dos viajantes ou missionários: Pero Vaz Caminha, José de Anchieta e Bento Teixeira. O Barroco, sua forma rebuscada e suas inversões: Padre Antonio Vieira e Gregório de Matos Guerra
O Arcadismo e o elogio à razão e à natureza, opondo-se ao Barroco com a simplicidade, a literatura lírica e épica: Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antonio Gonzaga, Alvarenga Peixoto, Basílio da Gama e Frei de Santa Rita Durão. O nacionalismo exagerado do Romantismo. O "Mal do Século" . Álvares de Azevedo, Gonçalves Dias, Fagundes Varela e Castro Alves.
As obras de José de Alencar, Taunay, Bernardo de Guimarães, Joaquim Manuel de Macedo e Manuel Antonio de Almeida... Algumas das obras comentadas: "O Guarani", "Iracema", "O Gaúcho", "A Retirada da Laguna", "Inocência", "A Escrava Isaura", "A Moreninha", "O Moço Loiro" e "Memórias de Um Sargento de Milícias"
O estilo novo, crítico e impessoal do Realismo. Machado de Assis ("Dom Casmurro", "Quincas Borba"...). O Naturalismo de Aluísio de Azevedo: "Casa de Pensão", "O Cortiço"... Júlio Ribeiro e "A Carne", considerada na época mais pornografia que literatura.
A poesia dos engenheiros da rima: o Parnasianismo. Alberto de Oliveira, Raimundo Correia, Olavo Bilac, Vicente de Carvalho... O Simbolismo contra as imposições do Parnasianismo. Cruz e Souza, Alphonsus de Guimaraens, Augusto dos Anjos.
A aurora das grandes mudanças: o Pré-Modernismo. Monteiro Lobato e seu manifesto contra a Arte Moderna. A Semana de Arte Moderna de 1922. Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Cecília Meireles..
As tendências regionalistas. Graciliano Ramos, Carlos Drumond de Andrade, João Cabral de Melo Neto. O psicologismo de Clarice Lispector. Érico Veríssimo, Jorge Amado, Vinícius de Moraes.